calendario 1.jpg

2022

Gincana do Coração  - 25 Setembro 2022

As pessoas são convidadas a passear pela cidade de Coimbra a pé , de bicicleta ou de transportes públicos percorrendo os postos da GINCANA DO CORAÇÃO

Em cada um dos postos é avaliado o seu risco cardiovascular, e são apresentadas formas lúdicas e interativas de abordar os diferentes fatores de risco para a doença cardiovascular.  

Caso seja fumador, convidamo-lo a passar pelo Café Santa Cruz onde poderá avaliar a sua motivação para deixar de fumar e ouvir testemunhos de ex-fumadores e as diferentes estratégias utilizadas para deixar de fumar.

Se está constantemente sujeito ao stress e ansiedade, procure a Expo Desporto #Coimbra no Parque Verde, onde pode experimentar diferentes estratégias para gerir o stress. Pode também desfrutar de uma massagem para relaxar e experimentar Yoga, Pilates, Chi Kung, ou até uma aula de Mindfulness (consultar cartaz em baixo).

Se não pratica exercício físico, passe pela Expo Desporto #Coimbra no Parque Verde, onde será avaliado por um profissional especializado na área da atividade física, que lhe pode ajudar a escolher a melhor forma de iniciar a atividade física. Aqui também poderá experimentar diferentes formas de exercício físico.

Se procura diferentes estratégias para praticar uma alimentação saudável e ter mais conhecimento sobre o que é consumo moderado de bebidas alcoólicas, passe pela Casa de Chá no Jardim da Sereia. Às 15h pode participar num workshop de alimentação, onde poderá degustar diferentes tipos de alimentos. 

Se acha que dormir mal não tem implicações para as doenças cardiovasculares, desengane-se. Passe pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, para perceber como as perturbações do sono podem ter implicações na sua saúde cardiovascular.

Se gostava de ter mais informação sobre o que são as doenças vasculares no cérebro, no coração e nos membros inferiores, visite o posto no Alma Shopping, onde pode realizar uma avaliação carotídea (artérias do pescoço que levam o sangue para o cérebro) ou dos vasos dos membros inferiores. Através de simuladores, pode ainda experimentar a sensação de viver com um AVC.

No Museu da Água, para além da avaliação do risco cardiovascular, são realizados alguns exames complementares de diagnóstico, como o eletrocardiograma, ecocardiograma e avaliação da rigidez arterial.

 

Em qualquer um dos postos estão profissionais de saúde das diferentes áreas de especialização que o referenciarão para os cuidados de saúde adequados em caso de necessidade.

cartaz gincana do coração.jpg
Cartaz expo desporto.jpg

Dia Internacional do Yoga  - 26 Junho

Dia do Brincar  - 28 Maio

Dia Mundial da Saúde - 7 e 9 de Abril